Estou insatisfeito com o meu trabalho, o que devo fazer?

É muito comum encontramos profissionais desestimulados com o trabalho e a carreira como um todo. Um exemplo clássico de quem vive essa situação é o sofrimento que a pessoa sente aos domingos com a proximidade da segunda-feira e a espera ansiosa pela sexta-feira.
Se você vive essa realidade, talvez seja a hora de pensar em realizar uma transição de carreira.
A decisão de dar uma nova direção a vida profissional nem sempre é fácil. O primeiro passo é a aceitação de que é preciso mudar e de que algo precisa ser feito para sair dessa situação que traz sofrimento e pode causar doenças psicossomáticas.
O ser humano é movido por desafios e pela emoção de poder realizar algo que o motive a querer crescer e desenvolver-se mais. Quando está realizando as atividades profissionais de modo automático, não sente-se motivado, não enxerga significado no que faz, nem percebe que agrega valor a algo ou a alguém por meio das habilidades e competências que possui. Uma das grandes causas da desmotivação no trabalho é a falta de desafios e a impossibilidade de utilizar os seus talentos e todo o seu potencial para superá-los. Então, após a aceitação de que é preciso mudar, é fundamental refletir: quais os desafios que quero ter para a minha vida?
Em seguida, é preciso que você planeje a sua transição de carreira, definindo o que você quer fazer, quais são os seus objetivos e metas, quando você quer atingi-los, estabelecer as ações necessárias, as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas, onde, como e o que estudar para chegar lá. Além disso, é imprescindível realizar um planejamento financeiro para que tudo flua tranquilamente e você tenha condições de atingir o que pretende para a sua vida.
Para potencializar as suas chances de sucesso em uma transição de carreira é necessário aceitar que precisa mudar, a definição dos novos desafios que quer para você e o planejamento antes de entrar em ação.
Escolha vencer e mãos à obra!