Como o Autoconhecimento Pode Contribuir Para a Sua Realização Profissional

January 28, 2017

 

Conhecer a si mesmo é indispensável nos processos de escolha profissional e transição de carreira e fundamental para o sucesso e a realização no trabalho.

 

O autoconhecimento deve ser a primeira etapa no percurso que leva a decisão de qual profissão seguir e consequentemente na construção da carreira. No entanto, a sociedade e a família não incentivam essa prática ao longo da vida e como consequência o adolescente dificilmente foca em buscar em si mesmo algumas respostas importantes para uma escolha consciente, pautada nas suas necessidades, gostos, talentos e valores pessoais.  Dessa forma, temos um volume cada vez maior de pessoas insatisfeitas com o trabalho e a carreira e com dificuldade em escolher um novo caminho ou iniciar um processo de mudança que poderá levar a tão sonhada realização profissional.

 

Conhecer a si próprio proporciona identificar como lidamos com as emoções, pessoas e acontecimentos da vida e nos possibilita reaprender a lidar com os desafios e situações de conflito de uma forma mais confiante e produtiva. O autoconhecimento possibilita que você reconheça seus talentos e valores pessoais, identifique quais são os seus motivadores de carreira, seus pontos fortes e fracos e invista no que precisa ser desenvolvido para ter sucesso. Todos são componentes decisivos para a escolha de um novo trabalho ou até mesmo de uma nova profissão.

 

Se você sente que não trabalha com o que gosta e está frustrado com a sua trajetória profissional, antes de tomar qualquer decisão, foque em encontrar respostas dentro de si mesmo, conhecendo-se melhor. Um bom começo é tentar responder às seguintes perguntas:

 

Para que sirvo? O que mais gosto de fazer? O que eu faço de melhor e que me diferencia das outras pessoas? No que eu posso trabalhar utilizando meus talentos? De que forma posso contribuir com a vida das pessoas? Qual o estilo de vida que desejo levar? Quais são as coisas realmente importantes para mim? Sobre quais assuntos gosto de conversar com os amigos e a família? Que tipo de livros costumo ler? Que estilo de filmes e programas costumo assistir? Como gosto de me vestir? Quais as coisas que me fazem bem? Quais são as minhas forças e como posso potencializá-las? Qual é o meu maior sonho? Como gostaria de me ver no futuro? Quais histórias quero ter orgulho de contar?

 

Anote tudo e pronto! Você tem informações valiosas que o ajudarão a fazer escolhas profissionais mais conscientes e a redesenhar a sua carreira de acordo com o seu estilo, gostos pessoais, talentos e valores principais. Quando fazemos o que gostamos, utilizando todo o nosso potencial, o trabalho é prazeroso e sentimo-nos autoconfiantes e plenamente realizados. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

LILIAN SCHOCAIR
Posts Recentes
Please reload

Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon