5 Fatores de Atenção Para a Transição de Carreira



Se você está insatisfeito com a sua carreira e gostaria de reconstruir a sua vida profissional, fique tranquilo, você não está sozinho. Pesquisas apontam que 80% dos brasileiros estão insatisfeitos com a carreira em algum nível. Essa realidade cada vez mais frequente faz com que muitos profissionais desejem implementar algum tipo de mudança na esfera profissional, mas sentem-se inseguros para tomar uma decisão. Nesse artigo apresento cinco fatores de atenção

para uma transição de carreira mais produtiva.

1. Clareza se a mudança deve ser de carreira, emprego ou profissão

Nesse sentido, analise cuidadosamente o que tem causado a falta de motivação e a sua insatisfação profissional. Pode ser que haja apenas um desgaste no seu atual emprego em função da falta de desafios, valores organizacionais, salário, atividades desenvolvidas ou até mesmo da liderança. Por outro lado, pode ser que o seu caso remeta a uma insatisfação geral com os rumos que a sua carreira tomou e você sinta a necessidade de fazer uma mudança mais ampla, realizar atividades profissionais novas ou atuar em outra área. Reflita se é necessário ou não mudar de profissão e traçar um caminho bem diverso da sua trajetória atual.


2. Escolha consciente

Sua decisão sobre os novos rumos da sua carreira deve ser pautada no que realmente é importante para você e no seu próprio referencial de sucesso. Identifique seus talentos, valores e estilo de vida e considere suas preferências, gostos pessoais, pontos fortes e fracos. Pesquise tudo sobre as possíveis áreas de atuação e municie-se de informações sobre o que, como e onde estudar para obter os conhecimentos necessários. Uma escolha consciente nasce do cruzamento entre o autoconhecimento com o conhecimento adquirido por meio das suas pesquisas.

3. Planejamento Financeiro

Uma das principais preocupações de quem pretende fazer uma transição de carreira reside na insegurança quanto a ficar um tempo sem ganhos ou com uma remuneração abaixo da atual. Para uma maior segurança e tranquilidade faça um planejamento que inclua uma reserva financeira com a definição de uma meta quantitativa a ser atingida em determinado período.


4. Segurança

A necessidade de segurança muitas vezes é uma sentimento que contribui para a escolha da manutenção da situação atual. No entanto, nos dias atuais não existe segurança no emprego fixo, nem no empreendedorismo. Portanto, para minimizar os riscos melhore a sua empregabilidade, esteja preparado para a exigências do mundo do trabalho e para os novos desafios. Por outro lado, você pode iniciar a sua transição de carreira em paralelo com as suas atividades atuais, caso esteja trabalhando. Quando sentir mais confiança, mude!

5. Expectativa

Ponha os pés no chão e tenha clareza do que realmente é possível fazer e alcançar. Um sonho somente é realizável se você o transforma em um objetivo factível. Assim sendo, defina uma meta mensurável e realize um planejamento completo definindo a melhor estratégia e as ações necessárias para alcança-la.

Ter atenção a esses fatores pode proporcionar mais confiança e preparação para uma transição de carreira bem sucedida. Trabalhar com que se ama e com clareza de propósito promove a realização profissional e a satisfação pessoal. Portanto, arregace as mangas e entre em ação. No caminho, você poderá encontrar muitos desafios, então persista, suba um degrau de cada vez e vá até o fim, Não será fácil, mas ao final da sua jornada você será recompensado.

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon