Como Reconhecer Suas Forças e Fraquezas

February 21, 2017

Quando temos um objetivo ou uma meta profissional é preciso que reconheçamos nossas forças e fraquezas internas para que possamos trabalhá-las em prol dos resultados que esperamos.

 

A maioria das pessoas tende a se concentrar em suas fraquezas, ou seja, nos aspectos que tem mais dificuldades e que necessita desenvolver e melhorar. É importante identificar  e reconhecer o que precisa ser trabalhado e aperfeiçoado e criar estratégias para neutralizar os pontos fracos, caso sejam decisivos para o sucesso de um projeto pessoal ou de carreira. No entanto, um foco demasiadamente grande nessas dificuldades pode levar a pessoa a ficar paralisada com dificuldade de seguir em frente por acreditar que não possui capacidade de ser bem sucedida.

 

Por outro lado, as forças internas, que são as habilidades e competências pessoais, talentos e tudo que reconhecidamente fazemos de melhor, são os pontos fortes que estão a nosso favor quando pensamos em alcançar alguma meta. Esses aspectos precisam ser identificados, mapeados e potencializados para serem utilizados de forma alinhada com os nossos objetivos. A concentração em nossas forças pode promover o aumento da motivação, além de proporcionar ganhos extraordinários ao utilizarmos os nossos melhores ativos para alcançarmos o sucesso.

 

É importante ressaltar que as nossas fraquezas são aspectos que podem ser trabalhados, amenizados ou corrigidos, enquanto as nossas forças podem ser exploradas e potencializadas, sempre com foco na meta a ser alcançada. Assim sendo, ao definir claramente um objetivo, escreva em uma folha de papel todas as competências, habilidades necessárias e os recursos indispensáveis para alcançá-lo. Em seguida, reflita sobre as suas forças, identifique cuidadosamente cada uma delas e defina de que forma você pode potencializá-las a seu favor. Logo após, reconheça suas fraquezas e escolha as estratégias para amenizá-las. Anote tudo em uma folha de papel e lembre-se de que tudo deve estar alinhado ao seu objetivo.

 

Se você busca crescimento, realização pessoal e profissional, faça esse exercício de autoconhecimento, saia da zona de conforto e entre em ação. Tenho certeza de que você poderá atingir resultados extraordinários em sua vida.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

LILIAN SCHOCAIR
Posts Recentes
Please reload

Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon