Cinco Passos Para Você Criar Sua Marca Pessoal


Destacar-se no mercado não tem sido uma tarefa fácil para muitas pessoas. Em tempos difíceis, ter uma marca pessoal sólida pode ser decisivo para alavancar a carreira ou consolidar-se em uma nova atividade profissional. Sua marca pessoal está conectada à sua essência e deve representar seus diferenciais em relação aos demais profissionais da sua área, mostrando quais são os seus valores, talentos e competências que se destacam e diferenciam dos demais.


Para se sobressair é preciso construir uma imagem autêntica que reflita exatamente como você é e as suas características principais, retratando para o mercado o que você tem para oferecer como profissional, mostrando credibilidade, seriedade e confiança. A construção de uma carreira de sucesso está diretamente relacionada à sua marca pessoal, uma vez que, seus possíveis clientes ou empregadores precisam estar convencidos de que o seu trabalho é bom e você tem muito valor a agregar. Para auxiliar na sua trajetória, apresento neste artigo cinco passos essenciais para construir uma marca forte e de sucesso.


1. Defina o seu diferencial

Identifique sua características principais e determine o grande valor que o mercado poderá perceber no seu trabalho e que é pouco provável que encontre em um outro profissional da mesma área. Ache o seu diferencial de sucesso que o torna único no que você faz e que o representa, fazendo com que as pessoas te reconheçam por isso. Esse é um passo fundamental e determinante.


2. Faça Networking

Fazer networking é indispensável para a construção e divulgação da sua marca. Estabeleça uma rede de contatos com pessoas que partilham dos mesmos interesses e que podem apoiar uns aos outros e ajudar na divulgação do seu trabalho. Nesse sentido, participe de grupos, eventos, congressos e palestras onde você tenha oportunidade de ampliar a sua rede e construir relacionamentos decisivos ao seu sucesso.


3. Trabalhe permanentemente a sua imagem

A sua marca é um ativo muito importante e você precisa trabalhar a sua imagem de forma constante. Mantenha uma postura ética tanto no momento de prestar um serviço ou realizar um trabalho, quanto no dia a dia. Seja autêntico e transparente e viva o que você prega. Evite formas negativas de exposição e procure não misturar vida pessoal com trabalho.


4. Posicione-se nas redes sociais

Escolha o melhor canal onde o público de seu interesse esteja conectado e trabalhe seu posicionamento. Crie uma identidade visual própria e desenvolva conteúdos relacionados a sua área de atuação com publicações que possam ser úteis e de interesse a sua rede de contatos. Essa estratégia ajudará na consolidação da sua marca, gerando credibilidade e autoridade.


5. Viva em evolução pessoal permanente

Procure estudar, aprender coisas novas e atualizar-se constantemente, por meio de cursos, congressos, leitura de livros e artigos que possam contribuir com a construção de novos conhecimentos e novas possibilidades de atuação. Esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes.

Estenda essa postura de evolução para a sua vida pessoal. Desenvolva hábitos saudáveis que irão proporcionar bem estar e equilíbrio e refletirão de forma positiva na sua imagem e carreira.


O modo como você se apresenta ao mercado é crucial para gerar uma marca pessoal que chame atenção de potenciais empregadores ou clientes. Dedique um tempo para estudar como criar a imagem que você deseja, planeje tudo, coloque em prática suas estratégias, monitore os resultados e faça dessa atividade um item constante na sua agenda de trabalho.


E você, já começou a trabalhar a sua marca pessoal?

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon