Sete Dicas Para Alcançar a Tão Sonhada Promoção

June 12, 2018

 

Uma das grandes causas de insatisfação no trabalho relatada pelos profissionais é a falta de reconhecimento por parte das empresas, incrementada pela crença de não estar sendo valorizado, enquanto o colega promovido não era merecedor da conquista. No entanto, poucos sabem o que precisam fazer para alcançar o que desejam e os motivos pelos quais não conseguem crescer na organização. Nesse sentido, gostaria de enfatizar a importância de você se colocar como protagonista da sua história e assumir a responsabilidade pelos seus resultados atuais e futuros. Conseguir uma promoção vai depender das decisões e atitudes que você tomará daqui para frente e de alguns fatores que serão explorados no artigo. 

 

Para ter resultados mais positivos e crescer profissionalmente é preciso fazer escolhas conscientes e agir na direção do que você quer conquistar. É importante saber que se há algo que você pode controlar, é a sua carreira e para lhe ajudar a chegar aonde você deseja, ofereço nesse artigo Sete Dicas Para Alcançar a Tão Sonhada Promoção.

 

1.Tenha clareza da trajetória que você quer percorrer na empresa: 

O primeiro passo é identificar a sua posição atual e entender as possibilidades de crescimento horizontal e vertical na organização em que você trabalha. Em seguida, elabore o seu Plano de Carreira definindo seus objetivos e metas a curto, médio e longo prazo e o passo a passo necessário para chegar ao cargo que você almeja. Em algumas situações, para atingir o objetivo final é necessário subir alguns degraus e isto precisa estar claro no seu planejamento.

 

2. Conheça os requisitos da vaga a qual você vai concorrer à promoção: 

É importante que saiba que a empresa busca o melhor candidato para a posição e promove o colaborador que possui as competências necessárias para a função e não é necessariamente aquele mais antigo, que possui o currículo mais rico em cursos e formações ou que dedica mais tempo as atividades de trabalho. Algumas vezes a empresa precisa buscar no mercado um ocupante para a vaga por não conseguir preenchê-la através de um recrutamento interno (processo seletivo com os seus próprios colaboradores).

 

3. Desenvolva as competências necessárias à função:

Um ponto fundamental nesse processo é identificar seus talentos, forças e pontos a serem melhorados para entender qual a defasagem entre as exigências da ocupação pretendida versussuas competências atuais. Dessa forma, você poderá definir com assertividade os conhecimentos, habilidades ou atitudes que precisam ser trabalhados para atender aos requisitos necessários. Inclua essa análise e o cronograma de desenvolvimento no seu Plano de Carreira.

 

4. Converse com a sua liderança sobre as suas intenções:

Ter essa atitude demonstra transparência e seu líder poderá ajudar nesse processo a partir da sua avaliação de desempenho, sinalizado seus pontos fortes e o que precisa ser trabalhado e ainda contribuir com as informações necessárias ao seu desenvolvimento para chegar ao cargo que você almeja.

 

5. Entregue os resultados que a empresa espera de você:

Trabalhar muito não é sinônimo de produtividade. Você pode ter assiduidade, ser pontual e fazer muitas atividades durante o expediente, mas não focar nas ações necessárias para entregar os resultados que a empresa espera de você ou não se preocupar com a qualidade da sua entrega. Antes de qualquer coisa tenha clareza do que a organização espera do seu trabalho, procure cumprir prazos e alcançar as metas estipuladas. Uma avaliação de desempenho positiva contribuirá para que você entre na lista de promoção.

 

6. Cuide da sua imagem:

Relacionar-se bem com seus colegas de time, buscando contribuir de forma positiva para o alcance dos resultados é requisito básico. Mais do que isso, é necessário cuidar do cliente interno, ou seja, relacionar-se bem com as demais áreas e colaboradores da empresa que dependem direta ou indiretamente do seu trabalho. Busque dar o seu melhor e circular pelo ambiente de trabalho de forma harmônica e positiva. Evite se envolver em fofocas, falar mal dos seus colegas e alimentar boatos: estes só servirão para manchar a sua imagem e fomentar um ambiente negativo e desmotivador.  Também tenha cuidado com a sua exposição nas redes sociais. 

 

7. Tenha atitude empreendedora: 

Talvez essa seja a dica mais importante porque ela levará você a realizar as anteriores. Possuir uma atitude empreendedora é ter pró-atividade, procurando inovar, assumir riscos e desafios, com disposição e criatividade. Buscar soluções para os conflitos, enxergar oportunidades ao invés de ver somente o problema e construir de forma consciente sua trajetória na empresa em que você trabalha ou fora dela. Empreender-se significa buscar a evolução pessoal permanente e realizar os seus sonhos por meio de decisões conscientes, planejamento, foco, ação direcionada e consistente na direção dos seus objetivos. E se o seu sonho atual é ter uma promoção onde você trabalha, sua atitude fará toda a diferença!

 

Para crescer, alçar voos mais altos e alcançar a realização profissional Empreender a Sua Carreira é a chave para o sucesso. Não fique esperando que as coisas aconteçam como você quer, porque desejo não garante resultados. Trabalhe forte, de forma consistente e planejada para alcançar o reconhecimento que tanto deseja.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

LILIAN SCHOCAIR
Posts Recentes
Please reload

Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon