Três Passos Para Uma Mentalidade Vencedora



É comum encontramos a afirmação positiva de que podemos ser o que quisermos e conquistar o que desejamos. No entanto, existem pessoas que conseguem desenvolver todo o seu potencial e alcançar o sucesso sentindo-se plenamente realizadas, e muitas outras que possuem dificuldades em definir e conquistar seus objetivos pessoais e profissionais. Isto ocorre porque há indivíduos que possuem um modelo mental que os impulsiona em direção ao sucesso e outros que não acreditam em si mesmos ou não assumem a responsabilidade por seus resultados. Nesse artigo vou explorar esse tema tão importante para quem deseja crescer profissionalmente e expor os Três Passos Para Uma Mentalidade Vencedora.


A sua mente pode ser sua melhor amiga ou pior inimiga, trabalhar a seu favor e desenvolver um mindset vencedor ou ao contrário, pode lhe sabotar de diversas formas, inventar desculpas e culpar os outros ou as circunstâncias pelo que lhe acontece e por todos os seus resultados. Mas o que é mindset? É a configuração da sua mente, a maneira como você vê o mundo e por consequência como lida com os acontecimentos e desafios. Pode-se dizer que é a mentalidade que cada um tem em relação à vida, o conjunto de atitudes mentais que influencia pensamentos, emoções e ações, provocando consequências positivas, neutras ou negativas.


O que configura o seu mindset são as suas opiniões, valores e crenças formando o seu modelo mental. Se você faz uma leitura distorcida das situações terá dificuldades na sua vida em geral, podendo influenciar de forma negativa seus relacionamentos, sua capacidade de alcançar o sucesso e a realização profissional. Para mudar a forma como você vê o mundo, pensa e age é preciso mudar a configuração da sua mente.


Desde que nascemos somos expostos a situações, influências e regras que formam nossas crenças e a partir delas, a maneira como vemos o mundo e lidamos com os acontecimentos da nossa vida. Pode-se dizer que as crenças são convicções, ideias e percepções de uma pessoa, consideradas por ela como verdadeiras e podem ser de dois tipos: fortalecedoras, consolidando a autoconfiança e motivação da pessoa para o alcance de metas e objetivos ou limitantes. Estas últimas são originadas de uma percepção distorcida e inadequada da realidade e por esse motivo atrapalham nossa propensão em conquistar objetivos, ter relacionamentos saudáveis, desenvolver todo nosso potencial e sobretudo de acreditar na capacidade de crescer e alcançar o que desejamos.


O primeiro passo para mudar a configuração do seu modelo mental é identificar suas crenças limitantes para que você consiga entender a forma como você funciona, o que impede o seu desenvolvimento e crescimento e substitui-las por crenças racionais, lógicas, fortalecedoras. Lembre-se que os pensamentos dão origem as nossas emoções e estas levam a tomada de decisão e a atitudes assertivas ou negativas. Isso quer dizer que se somos alimentados por crenças que nos fortalecem e acreditamos em nossa capacidade de realizar o que queremos, vamos gerar emoções, escolhas e ações positivas em direção ao que desejamos conquistar.


Ao ter a convicção de que você é capaz de chegar a qualquer lugar, o passo seguinte para transformar a configuração da sua mentalidade e aumentar consideravelmente suas probabilidades de ter sucesso em qualquer empreendimento, é ter clareza do seu objetivo: Quem você quer ser? O que você quer ter? Onde você quer estar? Quais são as pessoas que estarão com você? Como será a sua vida? Quais os benefícios que você terá ao alcançar o que deseja? O que as pessoas que você ama ganharão com o seu sucesso?


Nesse sentido, você deve criar a sua visão de futuro e definir o seu objetivo a longo prazo para daqui a dez anos. Mas para chegar lá, você precisará cumprir algumas etapas e alcançar algumas metas. Então, defina o seu objetivo para daqui a cinco anos, depois para um ano, seis meses e por último para um mês. Esse exercício possibilitará uma visão clara do trajeto necessário para chegar ao seu grande objetivo. Escreva tudo em uma folha de papel e não queime etapas. Todas elas são de extrema importância para o seu sucesso.


A partir da clareza dos objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos e dos benefícios que obterá, você poderá cumprir o terceiro passo: manter o foco na direção do que você quer para a sua vida. Para isso precisará elaborar um plano detalhado com as estratégias e ações para atingir os resultados que deseja e sempre planejar a sua semana com a lista de tarefas a serem realizadas diariamente para o alcance da sua próxima meta. Para facilitar, defina para cada dia a sua grande prioridade, ou seja, aquela atividade que você deverá privilegiar e que ao realizá-la terá a sensação de êxito e vitória. Lembre-se: manter o foco significa dizer não para tudo que for atrapalhar a sua trajetória e requer clareza, planejamento, disciplina e continuidade.


Para ter sucesso você precisará controlar a sua mente, mudar a sua mentalidade e fortalecê-la para atingir seus objetivos. Em termos práticos deverá identificar suas crenças limitantes e transformá-las em crenças fortalecedoras, ter clareza do seu objetivo e manter o foco na direção do que você quer alcançar. Mãos a obra e sucesso!

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon