top of page

O Que é Sucesso Para Você?


Na minha trajetória como psicóloga e coach de carreira tenho observado a busca de profissionais de todas as áreas por sucesso, embora boa parte não saiba definir o que significa esse termo em suas vidas.


Mas o que significa essa palavra tão difundida em nossa cultura?


Sucesso é sinônimo de resultado positivo após dedicação e empenho direcionados ao que se deseja alcançar. Pode-se dizer que significa a obtenção de êxito ou conquistas resultantes de um esforço dedicado a um projeto pessoal ou profissional. Refletindo um pouco mais sobre o assunto, pode-se concluir que se trata de um conceito abstrato que pode ter um significado muito particular para cada indivíduo. Pense nisso: o que você quer para sua vida, seja na esfera pessoal ou carreira, é muito diferente do que eu quero para a minha, bem como as estratégias e ações necessárias para atingir o esperado.


O maior erro que podemos cometer é olhar para as conquistas e posses de outras pessoas, fazer uma comparação e passar a adotar o referencial de vida delas, sem levar em conta quem verdadeiramente somos e o que queremos. Desta forma, passamos a ter as mesmas aspirações e a sonhar com objetivos que não nos representam. O resultado dessa atitude pode ter duas consequências: chegar a algum lugar que não nos satisfaz, gerar frustração, repetir esse ciclo várias vezes e jamais experimentar a realização ou não chegar a lugar algum porque desistiremos diante do primeiro desafio uma vez que esse objetivo não gera a motivação para agir e persistir.


Nesse sentido é muito importante que você tenha clareza do que significa sucesso para você nos diversos papéis que desempenha e focar nessa direção com motivação para persistir até alcançar o que deseja. Quem tem motivação, tem paixão pelo seu sonho, sabe o que precisa fazer e age até concretizá-lo apesar de todos os desafios.


Para você definir o que é ter sucesso na sua carreira é necessário se conhecer para identificar seus valores, crenças pessoais, estilo de vida desejado, talentos, pontos fortes, pontos a serem melhorados e motivadores de carreira (desafios, status, dinheiro, segurança, autorrealização ou aprendizado). Com a sua definição do que representa este termo, você terá condições de identificar o seu próximo objetivo profissional com base em suas próprias aspirações e referências. A partir desse ponto, poderá estabelecer metas a curto, médio e longo prazos, planejar, focar e agir na direção do que deseja alcançar.


Não será um caminho fácil, exigirá esforço, dedicação e persistência, mas ao chegar lá, sentirá que valeu a pena investir em algo que tenha conexão com a sua verdadeira essência e finalmente experimentar o sucesso que tanto deseja.

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page