Como Utilizar Sua Mentalidade Para Alcançar o Sucesso


Você já ouviu falar sobre Mindset?

Esse é um termo muito utilizado em psicologia cognitiva e carreira e de forma bem resumida significa a mentalidade que você tem em relação à vida, ou seja, o conjunto de pensamentos e atitudes mentais que influenciam diretamente suas emoções, comportamentos e decisões. Mas o que isto tem a ver com o seu sucesso? O modo como você enxerga as situações, suas crenças e padrões de pensamento determinam suas ações que poderão levar a consequências positivas, neutras ou negativas em sua vida.


Sua mentalidade tem total relação com o seu sucesso e com importantes características para alcançá-lo. Irei explorar mais o assunto para clarear suas ideias e espero verdadeiramente que utilize essas informações para se desenvolver, ser e ter o que deseja.


Para entender como sua mente funciona e se ela está orientada para o sucesso, procure identificar quais são os seus objetivos quando realiza as suas tarefas. Você tem como propósito demonstrar para as outras pessoas que é capaz de realizá-las ou tem o intuito de aprender e desenvolver suas habilidades? Essa diferença determina a sua motivação para empreender sua carreira, crescer profissionalmente ou permanecer na mesma posição, apenas sonhando com a vida que gostaria de levar.


Se você tem o objetivo da demonstração, faz de tudo para manter os julgamentos positivos em relação as suas habilidades e busca evitar avaliações negativas. Por esse motivo, torna-se uma pessoa mais vulnerável quando não alcança os seus objetivos e para não colocar sua imagem sob ameaça, ao sentir-se desafiado, não se dá ao trabalho de tentar, desiste com facilidade e não se coloca em situações de crescimento e desenvolvimento de novas habilidades. Para complementar, é importante ressaltar que quando o fracasso é atribuído a coisas que não podem ser controladas, como por exemplo, suas habilidades, sua reação será de impotência. O modo como uma pessoa reage diante a um fracasso depende da forma como ela interpreta e lida com esse suposto insucesso. Conforme o tipo de interpretação, essa situação poderá ser muito dolorosa, o sujeito “aprende” que é impotente, sente que perde o controle e desiste de lutar contra esse estímulo e às circunstâncias envolvidas.


Qual a característica principal desse tipo de mentalidade? Não posso fracassar e demonstrar que não sou capaz.


Por outro lado, se o seu intuito é o desenvolvimento de habilidades, você focará no aperfeiçoamento das competências necessárias para alcançar um objetivo que tem a sua frente e eventuais insucessos serão vistos como importantes informações para ajudar a formular estratégias e aumentar o seu esforço para adquirir no futuro o domínio dessas habilidades e alcançar suas metas. Para essas pessoas, erros não são indicativos de um grande fracasso, mas importantes indícios para ajustes de rota e aumento do esforço empregado. Além disso, esses indivíduos atribuem o fracasso a coisas que podem controlar, como por exemplo o seu próprio entusiasmo e esforços, mostrando-se no comando e domínio de suas decisões e ações, demonstrando uma performance contínua e melhorada para o desenvolvimento de habilidades e alcance de objetivos.


A grande característica desse tipo de mindset: Talvez não seja tão bom hoje, mas serei no futuro.


Para lhe ajudar, vou deixar aqui algumas dicas para que você possa identificar e reconfigurar a sua mentalidade:


1. Identifique que tipo de pessoa você é. Seu objetivo ao realizar suas atividades é demonstrar para as outras pessoas que é capaz de realizá-las ou de aprender e desenvolver suas habilidades?


2. Veja erros e fracassos como informações importantes para o seu processo de crescimento, e determine novas estratégias e ações com base nessa informação. Não faça do fracasso um julgamento de suas capacidades e de quem você é. Através do processo de autoconhecimento, avalie o que deu e o que não deu certo e continue em frente.


3. Entenda que sua capacidade e inteligência são maleáveis, não são fixas e podem ser aprimoradas e moldadas. Inteligência e conhecimento podem ser desenvolvidos através de estudos, leituras e experiências práticas. E isto depende do seu esforço que é algo que está sob seu controle. Com dedicação, disciplina, planejamento e ação sua inteligência pode ser desenvolvida e você pode dar passos cada vez mais ousados para construir um grande futuro. Se você acredita que é capaz de mudar, você irá arriscar mais e tentar desenvolver mais projetos em sua vida. Mas se tem a crença de que não pode melhorar quando um resultado não for favorável, terá a tendência de desistir e não vai trabalhar para transformar a sua realidade.


É importante ressaltar que se algo não deu certo uma vez, não significa que não poderá dar certo no futuro porque o relacionamento entre o estímulo (a motivação para a ação) e o que acontece após a ação pode ser modificado, fazendo alguns ajustes mentais, principalmente para que possamos fazer boas escolhas e empregar mais esforços para crescer e atingir nossas metas de vida e carreira.

#AcrediteEmVocê #EmpreendaSe

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon