Desenvolva a Autorresponsabilidade em 10 Passos

March 22, 2019

 

De forma consciente ou inconsciente muitas pessoas deixam de assumir a responsabilidade por suas escolhas pessoais e profissionais e possuem o costume de culpar as circunstâncias, a empresa onde trabalham ou aos que estão a sua volta, pela sua insatisfação e situação atual. Esse tipo de atitude é muito mais comum do que você imagina. E isso acontece porque para alguns, é muito mais fácil atribuir a “culpa” pela sua falta de sucesso a algo que seja externo, ao invés de tomar para si a responsabilidade de escolher seu próprio caminho e esforçar-se para alcançar seus objetivos. Como consequência, encontramos indivíduos com um potencial enorme de aprendizado e crescimento que permanecem estagnados e não enxergam uma saída porque não se sentem responsáveis por seus resultados atuais e futuros e nada fazem para mudar a situação.

 

Se você se encontra em um cenário parecido ou deseja melhorar o rumo da sua vida profissional, entenda que o primeiro passo para a mudança e o crescimento é autorresponsabilizar-se. O que isso significa? Assumir que você é a única pessoa responsável pela vida que tem levado e ao mesmo tempo a que pode tomar decisões mais assertivas e agir para promover mudanças e alcançar novos objetivos.

 

Para clarear um pouco mais o assunto, é importante ressaltar que são seus pensamentos, emoções e atitudes que criaram a sua realidade atual, mas é “mais confortável” delegar ao outro os seus fracassos, ao invés de assumir que a falta de proatividade e produtividade são provenientes de suas escolhas. Por esse motivo, é de suma importância que você entenda que a qualidade dos seus pensamentos pode gerar emoções e atitudes que levem a resultados positivos ou negativos. Saiba que você tem o poder de identificar seus pensamentos, entender os resultados que eles produzem e escolher o tipo de pensamento que você quer ter de agora em diante. E tudo isso envolve as suas próximas escolhas, os rumos que sua vida tomará e as suas consequências.

 

Então, a qualidade dos seus pensamentos, sentimentos e atitudes poderá trazer realizações muito positivas, a partir do momento que você passa a dominá-los e responsabilizar-se por eles. Nesse sentido, você tem o livre arbítrio para escrever os próximos capítulos da sua história, a cada decisão e ação e levar sua vida pessoal e profissional a um outro patamar, ao invés de se deixar levar pelas circunstâncias. Autorresponsabilidade requer uma boa dose de autoconhecimento, entender seus padrões de pensamento e autossabotagem, e acima de tudo acreditar que em você estão todos os recursos de que necessita para a sua prosperidade.

 

A crença forte e positiva que você é a única pessoa responsável pelos seus resultados atuais e futuros, é a crença mais poderosa e fortalecedora que você pode ter e ela nutrirá seus pensamentos e atitudes em prol de uma vida e carreira muito mais abundantes e produtivas. As pessoas de sucesso são humildes e entendem que durante toda sua existência podem desenvolver novas habilidades, aprender com seus fracassos e entendem que o seu próprio esforço é o fator decisivo para seus resultados, ou seja, são protagonistas da sua própria história. Entenda: os autorresponsáveis são muito mais otimistas e automotivados. Eles continuam agindo, produzindo e entregando seus melhores resultados, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis ou sintam que não são valorizados quanto deveriam.

 

Para desenvolver a autorresponsabilidade, algumas práticas são fundamentais: 

 

1. Autoconhecimento: Identifique seus padrões de pensamento, emoções e atitudes, entenda como eles influenciam suas ações e decisões e desenvolva padrões mais positivos que levarão a atitudes mais produtivas;

 

2. Acredite que você é a única pessoa responsável pelos seus sonhos e reconheça que merece conquistá-los. Acorde e pare de culpar os outros!

 

3. Faça suas próprias escolhas sabendo que você tem o poder de decidir o seu próprio caminho, independentemente das circunstâncias.

 

4. Valorize seu tempo: defina suas prioridades conforme suas metas e objetivos pessoais e profissionais; foque em ações para alcançá-los e perceberá que a sua produtividade aumentará consideravelmente;

 

5. Evite criticar as pessoas. Cada um tem o direito de escolher o seu caminho a sua própria maneira. Concentre-se no que você pode fazer para construir a sua própria história.

 

6. Pare de reclamar das circunstâncias. Se algo ou alguém não lhe agrada ou prejudica, faça o que está sob seu controle para sair da situação.

 

7.  Não se comporte como se fosse vítima. Lembre-se: você é responsável pelo que construiu até hoje e pelos seus próximos passos.

 

8. Não busque a perfeição, essa atitude pode lhe aprisionar e paralisar. Esforce-se para conquistar o que deseja, fazendo o seu melhor de acordo com os recursos que dispõe.

 

9. Encare seus erros e dificuldades como fontes de aprendizado e crescimento. Pare de justificá-los e de se atormentar por eles.

 

10. Entre em ação: pare de dar desculpas, reconheça e enfrente seus medos.

 

Ao praticar esses dez passos você criará o hábito de falar e agir de forma positiva, aplicando a autorresponsabilidade para tomar decisões e agir rumo ao alcance dos seus objetivos de vida e carreira. Da mesma forma que o seu presente é fruto do que você plantou no passado, o seu futuro será o resultado do que você está plantando agora. Tenha em mente: quando você se movimenta e altera seus padrões de comportamento, tudo muda ao seu redor e o universo conspira a seu favor.

#carreiraconsciente

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

LILIAN SCHOCAIR
Posts Recentes
Please reload

Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon