Coaching de Carreira: O Que é e Como Pode Ajudar a Ter Mais Resultados Profissionais


O coaching de carreira é um programa de desenvolvimento para ajudar profissionais de todas as áreas em busca de ascensão profissional ou transição no trabalho, indicado para quem deseja definir o seu percurso profissional ou redirecionar sua carreira, conquistando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É um método que possibilita a definição de objetivos e metas, exploração das possibilidades do mercado, planejamento, elaboração do plano de ação e o desenvolvimento de novas habilidades.

O Coach, profissional que tem uma formação específica para desenvolver esse processo, tem a função de auxiliar o cliente a ter clareza do que quer alcançar em sua carreira, bem como ajudar a estabelecer metas e planejar estratégias e ações para atingi-las. Um bom coach de carreira pode ajudar os seus clientes a reencontrarem a paixão por suas carreiras, obtendo resultados muito mais positivos que levem ao crescimento na empresa ou a desenvolver a autoconfiança para realizar uma transição segura para uma nova área, empresa ou negócio, no Brasil ou no exterior.

O processo tem a duração de 3 a 4 meses, com sessões semanais entre o cliente e o seu Coach, nas quais são aplicados testes e ferramentas com objetivos específicos, tarefas são definidas com metas a serem cumpridas pelo cliente até o encontro seguinte e a cada sessão a sua evolução é avaliada visando a estimular o foco, ação e a melhoria contínua.

Como o Coaching de Carreira pode ajudar?

Os benefícios em participar de um programa de coaching de carreira são inúmeros, com destaque para os seguintes itens:

  • Clareza do objetivo profissional e das metas a serem atingidas;

  • Identificação dos motivadores de carreira conforme o perfil e valores de cada cliente;

  • Elevação da autoconfiança profissional;

  • Mudança de postura, assumindo a responsabilidade e o protagonismo na carreira;

  • Conhecimento e potencialização de talentos e competências;

  • Identificação e aprimoramento dos pontos fracos;

  • Melhoria da comunicação e relacionamentos no trabalho;

  • Alcance das suas metas profissionais;

  • Conhecimento e uma visão mais ampla em relação ao mercado em que você atua;

  • Elevação do seu nível de competência para ascensão profissional ou transição de carreira;

  • Reconhecimento e realização profissional.

É importante ressaltar que o Coach não dará a você as soluções prontas ou dirá o que você deve ou não fazer, e sim fornecerá os instrumentos para que você encontre as respostas certas para aplicar em sua vida profissional, conforme seus valores e motivações. Esta descoberta é o que trará a você autonomia, poder de decisão e autoconfiança para trilhar a sua carreira. Dessa forma, poderá ter uma visão mais ampla e assertiva do caminho a ser percorrido, além de se libertar de antigos padrões automáticos em sua forma de pensar, sentir e agir, e também de crenças que possivelmente te paralisam e impedem de obter sucesso e melhores resultados profissionais.


O coaching de carreira tem o objetivo de te ajudar a alcançar todo o seu potencial, a se redescobrir como profissional e construir a sua trajetória com mais felicidade, equilíbrio e motivação. Empreender sua própria carreira, com desenvolvimento de habilidades e atitudes fundamentais para melhorar o seu desempenho profissional e a sua empregabilidade, além de aprimorar a sua capacidade de se comunicar e agir, são competências que podem ser desenvolvidas de uma forma mais aprofundada através das técnicas de um processo de coaching.

Se ainda não ficou claro, o que é o coaching de carreira? deixe um comentário, terei o maior prazer em responder.


Compartilhe esse material com alguém que você conhece e que possa se beneficiar deste conteúdo. Sucesso!

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon