Os Cinco Passos Para Superar Dificuldades e Alcançar Objetivos



Profissionais que alcançam seus objetivos e atingem o sucesso que desejam, costumam ser persistentes e quando suas ações não funcionam, criam uma nova estratégia para avançar e perseveram até alcançarem suas metas. Neste artigo você aprenderá que mesmo os problemas que parecem insolúveis, são possíveis de serem superados, conhecendo como o cérebro humano funciona frente a necessidade de atingir objetivos que parecem impossíveis e aprendendo os cinco passos fundamentais para crescer profissionalmente e progredir na vida.


O primeiro ponto é conhecer algumas características cerebrais interessantes quando estamos dispostos a alcançar novas metas. O cérebro nos impulsiona muito bem quando criamos uma visão clara de futuro, do que queremos Ser, Fazer e Ter, e isto traz o foco necessário para mobilizarmos toda nossa energia e nosso potencial para atingir metas, superar desafios e ter uma excelente performance. Além disso, quando queremos alcançar algo muito importante, criamos uma motivação a mais para persistir frente às circunstâncias e dificuldades que cruzam os nossos caminhos. Uma outra característica importante é lidar com a dor do “fracasso” reconhecendo a realidade, deixando de insistir em estratégias que não funcionam, verificando o que realmente não está dando certo, revendo as ações, focando na solução, ao invés de colocar a energia no problema.


Cinco Passos Para Você Alcançar Seus Objetivos


Agora você irá conhecer os passos necessários para o alcance de qualquer tipo de meta para que possa ter muito mais resultados em sua vida pessoal e profissional.


1. Defina seus objetivos de forma bem específica:


O cérebro ama metas que são específicas, desafiadoras e alcançáveis, caso contrário a possibilidade de falhar e desistir no meio do caminho é muito alta. A técnica SMART consiste em estabelecer metas inteligentes, que sejam específicas (o que exatamente quero atingir), mensuráveis (qual a evidência que você conseguiu), alcançáveis (suas expectativas X plausibilidade), relevantes (porque é importante para você atingi-las) e com prazo determinado (quando almejo alcançá-las). Escrever exatamente o que você quer, promove um maior comprometimento da sua parte, mais autoconfiança e o foco necessário para fazer o seu plano de ação.


2. Elabore um plano de ação consistente:


Para cada objetivo crie um planejamento com todas as ações necessárias na linha do tempo até chegar a data definida para alcançá-lo. Detalhe as atividades: o que será feito, onde, quando, porque, por quem, como será feito e quanto custará cada ação. Conecte seu plano com o seu propósito e monitore os resultados. Assim, você já terá alinhado suas emoções com os passos necessários, criando as condições propícias para iniciar a jornada.


3. Visualize o resultado desejado:


Comece a dar os passos na direção dos seus objetivos, criando imagens mentais como se já estivesse alcançado os resultados que você espera, em seguida pense de forma positiva e consistente e comporte-se como um vencedor, experimentando emoções relacionadas ao sucesso, comprometimento, autoconfiança. Desta forma, você terá controle sobre os seus pensamentos e emoções, com decisões assertivas e atitudes sempre positivas.


4. Responsabilize-se por seus resultados:


Você é a única pessoa responsável por seus resultados atuais e também pelo seu futuro. Então, tenha em mente que você está no controle da sua vida, são suas decisões e atitudes que trarão as mudanças que você deseja e possibilitarão o alcance das suas metas pessoais e profissionais. Pare de responsabilizar as circunstâncias, o seu chefe ou qualquer outra pessoa por seus resultados e assuma de vez uma postura responsável e proativa para desenvolver o seu potencial e alcançar o seu propósito.


5. Comemore cada vitória:


Comemorar cada passo dado, as evoluções diárias e as ações concretizadas, farão você experimentar o gosto da vitória e receber pequenas doses de dopamina (neurotransmissor responsável, dentre outras coisas, pela sensação de prazer e bom humor). Esta atitude de celebrar e presentear-se com pequenas recompensas trarão mais motivação para seguir em frente e aumentarão o seu nível de autoconfiança e gratidão, fortalecendo a sua jornada rumo ao alcance dos seus objetivos.


Em resumo, para definir e atingir suas metas é necessário dar todos os cinco passos recomendados: usar a técnica SMART para definição de objetivos específicos e inteligentes, elaborar um plano de ação consistente, praticar a visualização dos resultados almejados, responsabilizar-se por seus resultados e celebrar cada vitória. Assim, você aproveitará o poder do seu cérebro, focando no que realmente você precisa fazer para alcançar seus objetivos e transformar a sua vida como um todo. Para te ajudar nesta jornada, você poderá recorrer a um coach de carreira , profissional com experiência e formação no assunto.


Desejo muito sucesso e felicidade na sua caminhada.


LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon