Seis Motivos que Podem Impedir a Sua Transição de Carreira


Periodicamente são publicadas pesquisas sobre os índices de insatisfação no trabalho, que variam entre 70 e 80%. Os motivos mais comuns que geram o descontentamento com o emprego atual podem variar entre a função exercida na empresa, conflitos de relacionamento, excesso de atividades, dificuldades com a liderança, cultura empresarial ou salário. No entanto, o movimento por mudança e alcance da realização profissional é bem pequeno comparado ao volume de pessoas descontentes. Entender os motivos pelos quais, em muitos casos, a busca por uma vida profissional com significado, propósito e satisfação é deixada de lado, pode ajudar a compreender o que está impedindo você de definir seus objetivos de carreira e dar os passos necessários para implementar mudanças conforme suas motivações e expectativas.


A resistência à mudança pode estar ligada a falta de autoconhecimento que nos impede de entender o que queremos, conhecer quem verdadeiramente somos, nossas forças, talentos, valores e motivadores de carreira. Neste ponto também entram os padrões de autossabotagem, as crenças limitantes que nos levam a querer corresponder às expectativas familiares, a fazer comparações constantes com padrões sociais ou a busca por “perfeição”, que minam a autoconfiança. Todo este cenário dificulta que tenhamos a clareza necessária para definir objetivos e metas de carreira que façam sentido para nossas vidas. Assim, vivemos conformados com uma rotina infeliz, estressante, dolorosa e sufocante, mas não abrimos mão de certo “conforto” e consumidos pelo medo da mudança terceirizamos a nossa carreira, escolhendo abrir mão da responsabilidade de agir para ter a vida que queremos.


Conheça os motivos comuns que podem estar te paralisando para lidar com as mudanças necessárias, impedindo de definir seus objetivos e entrar em ação para conquistá-los:


1. Falta de Autoconhecimento: não conhecer a si mesmo, ou seja, seus talentos, valores, gostos pessoais, estilo de vida, motivadores de carreira, áreas de interesse e padrões de autossabotagem, impede que você tenha a clareza necessária para identificar o que verdadeiramente te incomoda em sua situação profissional, dificulta a definição das suas metas e objetivos profissionais e a tomada de decisão sobre o futuro que deseja construir.


2. Autossabotagem: são padrões automáticos de pensamento, baseados em crenças limitantes que prejudicam a escolha consciente daquilo que é melhor para sua vida e carreira. Estes esquemas de pensamento geram emoções e comportamentos negativos que minam a autoconfiança, autoaceitação e a crença na capacidade de enfrentar desafios e alcançar o sucesso. Tomar consciência dos seus sabotadores mentais e como eles atrapalham o seu progresso profissional, possibilitará a substituição dos padrões negativos por pensamentos que te fortaleçam e proporcionem uma mente saudável. Desta forma, você terá condições de fazer escolhas assertivas, desenvolver seu potencial e transformar sua carreira.


3. Resistência à mudança: tudo muda o tempo todo no mundo. A dificuldade e a inflexibilidade para implementar mudanças em sua vida, farão você parar no tempo, ser uma pessoa engessada e sem a atitude necessária para se desenvolver e mudar o que for necessário. Insistir em viver uma realidade profissional estressante, insatisfatória e frustrante, prolongará o seu desconforto e infelicidade. Resistir às mudanças necessárias impedirão a sua transição de carreira para uma nova empresa, negócio ou área de atuação, consequentemente impossibilitará a realização profissional. Identificar os seus medos ajudará a lidar com eles, por outro lado, exercitar a flexibilidade e adaptabilidade a novos cenários resultará em novas possibilidades de crescimento e redirecionamento da sua carreira.


4. Medo do julgamento: muitas vezes nos preocupamos com o que os outros estão pensando sobre os nossos resultados e modo de vida. Fazer escolhas para corresponder às expectativas alheias é viver conforme o referencial de sucesso do outro, é abrir mão de si mesmo, dos seus sonhos e do seu propósito. Tenha em mente que o que pode ser bom para outra pessoa, pode não servir em nada para você. Então, o melhor a fazer é entender como você tem feito suas escolhas, conhecer-se e identificar o que representa sucesso para você. Somente assim, poderá decidir com clareza sua própria trajetória.


5. Não vislumbrar outras possibilidades: muitos profissionais optam por ficar onde e como estão profissionalmente pela dificuldade em enxergar outras possibilidades e novas oportunidades de atuação, e isto é fundamental para uma transição de carreira. Este bloqueio é solucionado com o autoconhecimento, através do qual você identificará seus talentos, habilidades, interesses profissionais e diferenciais competitivos, e com a pesquisa sobre oportunidades de atuação no mundo do trabalho, alternativas em relação as áreas de interesse, cenários externos e opções disponíveis. A partir deste estudo, será possível identificar o que se encaixa com você e em quais outras empresas ou negócios você pode trabalhar. Aqui você já terá condições de definir seus objetivos e metas profissionais a curto, médio e longo prazos.


6. Falta de um plano de ação: o seu plano de carreira é de sua responsabilidade, bem como a tomada de decisão sobre a direção a ser tomada e implementação das ações necessárias. Elaborar um planejamento de carreira é fundamental para ter a clareza dos passos a serem dados, saber quais são as competências a serem desenvolvidas em cada etapa, além de trazer mais segurança e autoconfiança. Este plano é fundamental para estruturar o seu desenvolvimento profissional, estimular a autorresponsabilidade e o protagonismo na condução das suas mudanças profissionais.


Sabendo o que pode estar dificultando o seu processo de transição de carreira e como você pode vencer esses obstáculos, saiba que tudo dependerá das suas escolhas e atitudes de agora em diante. Você também pode contar com um processo de coaching de carreira para te apoiar no processo de mudança, no qual todas as dificuldades serão solucionadas.


O que você pretende fazer?

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon