Como Inserir Um Novo Hábito Na Sua Vida


Você já tentou adquirir um novo hábito, como por exemplo, praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável ou ser mais focado e produtivo? Nesse artigo vou dar algumas dicas de como iniciar um novo hábito e persistir até que ele se torne uma atividade automática e prazerosa.

Hábito pode ser definido como um comportamento que se repete com frequência e regularidade. Então, é preciso ter em mente que para criá-lo é necessário iniciar uma nova atividade, manter o entusiasmo e persistir por um tempo até que ele se fixe.

Antes de começar é fundamental que esteja claro qual o hábito você quer adquirir, o que irá ganhar com a sua aquisição e o que ele vai proporcionar para sua vida. Ter essa clareza vai ajudar a iniciar o processo e manter a motivação. Pensar positivamente, idealizar o sucesso e definir os passos necessários, contribuirão para a manutenção do foco e redução da ansiedade.

O nosso cérebro tende a permanecer na zona de conforto para economizar energia. Nesse sentido, ao buscar iniciar algo novo é necessário facilitar as coisas e otimizar os caminhos para que seja possível a sua implementação e expandir a atividade cerebral. Uma boa forma de economizar energia é planejar na véspera o que você fará no dia seguinte e deixar tudo preparado. Você acordará focado e será muito mais produtivo. Tomar decisões gastam energia mental e decidindo no dia anterior você poderá investir no que planejou.

O hábito possui três componentes: gatilho ou dica para que o comportamento aconteça, rotina ou comportamento propriamente dito e recompensa ou satisfação de um anseio.

Vamos para um exemplo prático: você deseja praticar atividade física porque gostaria de perder peso. Esse pode ser o seu objetivo principal, mas o que a redução do seu peso pode proporcionar para sua vida? Aumento da autoestima, mais disposição e energia, qualidade de vida, saúde, melhor qualidade do sono, usar a roupa que gostaria, etc. Aqui está a motivação para você começar e persistir.

Agora você vai definir quais os passos que precisa dar para atingir sua meta: horário, dia da semana, decidir a atividade física que será praticada, escolher o local, fazer exame médico, adquirir roupas adequadas e matricular-se na academia, se for o caso.

Antes de iniciar a atividade, mantenha uma atitude positiva e a crença de que é possível conseguir adquirir esse hábito que será muito importante para sua vida. Evite usar frases como: eu não consigo, eu não gosto, já tentei várias vezes e não consegui, é muito chato, acho que não vou ter tempo. Você acabará acreditando nessas frases e suas atitudes trabalharão para confirmá-las. Mentalize o seu sucesso nessa empreitada e visualize-se praticando os exercícios de forma positiva e obtendo os resultados esperados.

Defina um horário fixo e o gatilho para o comportamento. Por exemplo: se escolher o primeiro horário da manhã, deixe tudo preparado. Separe a roupa, o calçado e deixe a bolsa pronta. Coloque próximo a sua cama e defina que vestir-se será a primeira coisa que fará ao acordar. Esse pode ser o seu gatilho!

Comece a praticar e mantenha essa rotina por algum tempo, logo as recompensas virão. O prazer com a nova conquista, a sensação de bem-estar com a liberação da endorfina, o sentimento de dever cumprido e tudo que esse novo comportamento irá proporcionar. Priorize e mantenha-se firme por algum tempo e logo um novo hábito estará presente em sua vida e você não conseguirá viver sem ele.

Você já sabe qual novo hábito você quer adquirir? Que tal começar a colocar as dicas em prática?

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon