top of page

Como Inserir Um Novo Hábito Na Sua Vida


Você já tentou adquirir um novo hábito, como por exemplo, praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável ou ser mais focado e produtivo? Nesse artigo vou dar algumas dicas de como iniciar um novo hábito e persistir até que ele se torne uma atividade automática e prazeirosa.

Hábito pode ser definido como um comportamento que se repete com frequência e regularidade. Então, é preciso ter em mente que para criá-lo é necessário iniciar uma nova atividade, manter o entusiasmo e persistir por um tempo até que ele se fixe.

Antes de começar é fundamental que esteja claro qual o hábito você quer adquirir, o que irá ganhar com a sua aquisição e o que ele vai proporcionar para sua vida. Ter essa clareza vai ajudar a iniciar o processo e manter a motivação. Pensar positivamente, idealizar o sucesso e definir os passos necessários, contribuirão para a manutenção do foco e redução da ansiedade.

O nosso cérebro tende a permanecer na zona de conforto para economizar energia. Nesse sentido, ao buscar iniciar algo novo é necessário facilitar as coisas e otimizar os caminhos para que seja possível a sua implementação e expandir a atividade cerebral. Uma boa forma de economizar energia é planejar na véspera o que você fará no dia seguinte e deixar tudo preparado. Você acordará focado e será muito mais produtivo. Tomar decisões gastam energia mental e decidindo no dia anterior você poderá investir no que planejou.

O hábito possui três componentes: gatilho ou dica para que o comportamento aconteça, rotina ou comportamento propriamente dito e recompensa ou satisfação de um anseio.

Vamos para um exemplo prático: você deseja praticar atividade física porque gostaria de perder peso. Esse pode ser o seu objetivo principal, mas o que a redução do seu peso pode proporcionar para sua vida? Aumento da autoestima, mais disposição e energia, qualidade de vida, saúde, melhor qualidade do sono, usar a roupa que gostaria, etc. Aqui está a motivação para você começar e persistir.

Agora você vai definir quais os passos que precisa dar para atingir sua meta: horário, dia da semana, decidir a atividade física que será praticada, escolher o local, fazer exame médico, adquirir roupas adequadas e matricular-se na academia, se for o caso.

Antes de iniciar a atividade, mantenha uma atitude positiva e a crença de que é possível conseguir adquirir esse hábito que será muito importante para sua vida. Evite usar frases como: eu não consigo, eu não gosto, já tentei várias vezes e não consegui, é muito chato, acho que não vou ter tempo. Você acabará acreditando nessas frases e suas atitudes trabalharão para confirmá-las. Mentalize o seu sucesso nessa empreitada e visualize-se praticando os exercícios de forma positiva e obtendo os resultados esperados.

Defina um horário fixo e o gatilho para o comportamento. Por exemplo: se escolher o primeiro horário da manhã, deixe tudo preparado. Separe a roupa, o calçado e deixe a bolsa pronta. Coloque próximo a sua cama e defina que vestir-se será a primeira coisa que fará ao acordar. Esse pode ser o seu gatilho!

Comece a praticar e mantenha essa rotina por algum tempo, logo as recompensas virão. O prazer com a nova conquista, a sensação de bem-estar com a liberação da endorfina, o sentimento de dever cumprido e tudo que esse novo comportamento irá proporcionar. Priorize e mantenha-se firme por algum tempo e logo um novo hábito estará presente em sua vida e você não conseguirá viver sem ele.

Você já sabe qual novo hábito você quer adquirir? Que tal começar a colocar as dicas em prática?

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page