top of page

Como Exercer o Poder da Decisão


Na minha trajetória como psicóloga e coach desenvolvi uma grande curiosidade por entender as atitudes que diferenciam as pessoas realizadas e bem sucedidas daquelas que possuem mais dificuldades em alcançar elevados níveis de performance na carreira e na esfera pessoal, comprometendo o seu grau de satisfação com a vida em geral e o trabalho.


Ao longo da sua existência, o ser humano tem o poder de fazer escolhas que determinarão as suas ações em todas as esferas da vida, como carreira, relacionamentos, família, estilo de vida, lazer, dentre outras. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer são resultados de nossas decisões e determinam o quanto vamos nos sentir realizados, felizes, bem sucedidos ou frustrados. Ao tomar uma decisão você define o seu destino e as ações que levarão ao seu sucesso na carreira e na vida pessoal. Nesse sentido, o que diferencia os resultados das pessoas e como se sentem em relação a si mesmas é a capacidade de tomar decisões e persistir nelas até alcançarem o que desejam.


Ter o poder da decisão em suas mãos significa que você pode escolher viver a vida que sempre sonhou e agir para atingir seus objetivos. Ou ao contrário, você pode sentir-se frustrado mas escolher não decidir como irá mudar a situação em que se encontra. Isso acontece porque para muitas pessoas tomar uma decisão pode ser um grande desafio e gerar ansiedade por medo do que poderá acontecer, então preferem escolher permanecer onde estão mesmo antes de considerar as possibilidades. Por esse motivo, milhares de pessoas infelizes com seus empregos, relacionamentos ou estilo de vida, escolhem continuar na mesma situação a fazer escolhas mais positivas para suas vidas. Elas preferem evitar a dor de deixar para trás o que já conhecem e estão acostumadas a arriscar-se em algo novo. O resultado é que permanecem na zona de conforto e abrem mão dos seus sonhos e das inúmeras possibilidades de crescimento e realização que a vida pode oferecer.


Se você é uma dessas pessoas que possuem sonhos adormecidos, seja mais forte do que o seu medo. Você pode sentir mais segurança praticando a tomada de decisão com consciência e acabar se dando conta de que seu medo é muito maior do que a dor da mudança. Para isso, busque praticar as seguintes dicas:


- Identifique os medos que lhe impedem de tomar decisões.


- Esteja atento às crenças que limitam seu poder de escolha e ação. Elas são padrões de pensamento que levam você a crer na sua capacidade ou não de conseguir realizar algo e acreditar no seu potencial.


- Conheça bem o problema explorando seus diferentes ângulos e considere todas as opções de escolha.


- Explore todas as possibilidades e as suas possíveis consequências. Liste o que você pode ganhar e perder em cada situação e em seguida faça um balanço.


- Defina as ações para minimizar possíveis perdas.


- Identifique suas forças e fraquezas internas que possam auxiliar ou atrapalhar no alcance da melhor opção considerada dentro das suas possibilidades. Leia meu artigo Como Reconhecer Suas Forças e Fraquezas.


- Concentre-se no que está sob seu controle, no seu poder de decidir e agir.


- Encare cada decisão como uma oportunidade de crescimento e transformação, mesmo que ela possua aspectos não muito agradáveis em um primeiro momento.


Exercer o seu poder de decisão colocará você diante de inúmeras possibilidades de realização em sua vida e fará perceber que a responsabilidade por conquistar e ser o que deseja está em suas mãos. Compreender que você não precisa continuar funcionando da mesma forma e que há diferentes maneiras de lidar com os desafios, trará a consciência de que é capaz de mudar hábitos, construir relacionamentos positivos, sonhar alto e conquistar o que deseja. Aproveite e viva novas possibilidades!

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page