top of page

Autoconfiança: Um Caminho Para a Realização Profissional


Na minha trajetória como coach de carreira e psicóloga tenho acompanhado a busca de homens e mulheres pelo alcance da realização profissional como algo indispensável à felicidade e um verdadeiro esforço em atribuir mais sentido à vida.


Chega um momento em que o descontentamento com os resultados profissionais torna-se insuportável e a necessidade de crescimento ou mudança de rumo é inevitável. Alguns não vêm saída, buscam culpados pela situação atual, optam por fugir dos desafios e evitam encarar qualquer possibilidade de transformação para permanecer na zona de conforto. Outros, iniciam a busca por uma vida com mais propósito e significado e assumem as rédeas da sua própria existência. Nesse novo percurso de vida, alguns atributos são indispensáveis para a definição de um novo objetivo de carreira, a superação dos desafios e o alcance dos resultados esperados. Movidos pela autoconfiança não há barreiras, nem limite de idade para quem deseja se reinventar, crescer na empresa ou realizar o sonho de viver uma nova realidade profissional e sentir-se plenamente realizado.

A busca por realização profissional

É possível afirmar que o ser humano pode passar por três fases em sua trajetória profissional:

- Subsistência:

A primeira delas ocorre no início da carreira e é quando ele concentra seus esforços para a obtenção de um emprego que promova o seu sustento e opta por priorizar os ganhos financeiros. Nesta fase ele não está muito interessado em escolher as atividades que desenvolverá e não se preocupa se há um alinhamento do seu trabalho com as suas características e gostos pessoais.

- Desenvolvimento de carreira:

A medida em que o tempo passa, ele começa a buscar o crescimento profissional e entra na etapa do desenvolvimento de carreira, define um objetivo e concentra seus esforços para se aprimorar e adquirir novas competências para evoluir na empresa ou buscar novas possibilidades no mercado de trabalho.

- Realização profissional:

Nessa fase, ele procura uma vida com mais significado, algo que dê sentido a sua existência. Nesse momento, a busca pela realização profissional é vital e essencial para sua felicidade e duas etapas são fundamentais para o sucesso nesse momento de vida.

1a. Defina um novo propósito:

O primeiro passo para o alcance da sua realização profissional é a definição, de um novo propósito que significa ter clareza do seu objetivo e saber onde quer chegar. É encontrar um sentido para a vida e ter a percepção de que está fazendo algo significativo nesse mundo. É poder fazer o que se ama, utilizando todo o seu potencial e talentos, sendo guiado por seus valores pessoais e viver o estilo de vida que faz parte das suas aspirações e possibilita um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Uma vida com sentido, ajuda-nos a ter um direcionamento, tomar decisões e a priorizar as nossas ações. Na carreira, ter um propósito é o combustível necessário para levantar todos os dias e cumprir a sua missão com felicidade, gratidão e energia para seguir em frente e enfrentar os obstáculos que cruzarem o seu caminho e ao deitar ter o sentimento de dever cumprido e de que valeu a pena viver aquele dia.

Se você quer ser verdadeiramente feliz e ainda não sabe qual o seu propósito, está na hora de começar a refletir. Um bom começo é olhar para dentro, entrar em contato com as suas emoções, conhecer a si mesmo e estar presente para encontrar as respostas que darão sentido a sua vida. Nesse momento é necessário questionar-se qual o significado de trabalho para você e identificar quais são os seus motivadores de carreira: Reconhecimento? Dinheiro? Desafios? Ajudar as pessoas? Aprender coisas novas? O que te deixa verdadeiramente feliz em seu trabalho?


Analise suas respostas, continue explorando, busque ampliar a sua visão e então pergunte-se: De que forma posso contribuir com as pessoas? Qual é o meu papel no universo? Como posso aproveitar melhor os meus talentos, fazendo algo significativo e que dê sentido a minha vida?

2a . Identifique crenças limitantes:

As crenças limitantes impedem que você tenha clareza de objetivos. Elas são convicções que te impossibilitam de acessar e desenvolver todo o seu potencial para alcançar resultados positivos e a autorrealização. Substitua-as por crenças fortalecedoras que ajudarão a ir para um próximo nível da sua existência. Percorrendo esse caminho você poderá encontrar o seu propósito e precisará de atributos importantes como a capacidade de tomar decisões e a autoconfiança para o alcance dos resultados esperados.

O Poder da decisão


São as atitudes que diferenciam as pessoas realizadas e bem sucedidas daquelas que possuem mais dificuldades em alcançar elevados níveis de performance na carreira e na esfera pessoal, comprometendo o seu grau de satisfação com a vida em geral e o trabalho. Ao longo da sua existência, o ser humano tem o poder de fazer escolhas que determinarão as suas ações em todas as esferas da vida, como carreira, relacionamentos, família, estilo de vida, lazer, dentre outras. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer são resultados de nossas decisões e determinam o quanto vamos nos sentir realizados, felizes, bem sucedidos ou frustrados. Ao tomar uma decisão você define o seu destino e as ações que levarão ao seu sucesso na carreira e na vida pessoal. Nesse sentido, o que diferencia os resultados das pessoas e como se sentem em relação a si mesmas é a capacidade de tomar decisões e persistir nelas até alcançarem o que desejam.


Ter o poder da decisão em suas mãos significa que você pode escolher viver a vida que sempre sonhou e agir para atingir seus objetivos. Ou ao contrário, você pode sentir-se frustrado mas escolher não decidir como irá mudar a situação em que se encontra. Isso acontece porque para muitas pessoas tomar uma decisão pode ser um grande desafio e gerar ansiedade por medo do que poderá acontecer, então preferem escolher permanecer onde estão mesmo antes de considerar as possibilidades. Por esse motivo, milhares de pessoas infelizes com seus trabalhos, relacionamentos ou estilo de vida, escolhem continuar na mesma situação a fazer escolhas mais positivas para suas vidas. Elas preferem evitar a dor de deixar para trás o que já conhecem e estão acostumadas a arriscar-se em algo novo. O resultado é que permanecem na zona de conforto e abrem mão dos seus sonhos e das inúmeras possibilidades de crescimento e realização que a vida pode oferecer.

Exercer o seu poder de decisão colocará você diante de inúmeras possibilidades e fará você perceber que a responsabilidade por conquistar e ser o que deseja está em suas mãos. Compreender que você não precisa continuar funcionando da mesma forma e que há diferentes maneiras de lidar com os desafios, trará a consciência de que é capaz de mudar hábitos, construir relacionamentos positivos, sonhar alto e conquistar o que deseja. Para que tudo isso ocorra é necessário que a sua autoconfiança esteja em alta e acredite de que é capaz de criar uma nova realidade e alcançar os seus sonhos.

Gerando autoconfiança

A autoconfiança, ou seja, a confiança em si mesmo ou convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa, ajuda-nos a enfrentar os desafios de uma forma positiva e possibilita que todo o nosso potencial se desenvolva, levando a conquista de objetivos e a autorrealização. Escolher mudar a trajetória profissional e construir um novo capítulo da sua história requer uma atitude positiva e a crença em relação as suas próprias competências para alçar novos voos, realizar o seu sonho e enfim alcançar a realização profissional. Em outras palavras, a motivação para iniciar um novo empreendimento, definir as estratégias e ações necessárias, realizar o que for preciso e persistir diante aos desafios dependerá do seu grau de autoconfiança.

Nos processos de coaching relacionados ao desenvolvimento ou transição de carreira que tenho conduzido, promover a elevação do nível de confiança em relação a si mesmo tem sido decisivo para o alcance dos resultados pretendidos pelos clientes. Isso acontece porque quando acreditamos em nossos talentos e na nossa competência para realizar qualquer tipo de atividade, nos revelamos orientados para o sucesso, produzindo um estado psicológico positivo, propenso à aumentar os níveis de motivação, facilitar a tomada de decisão e desenvolver atitudes assertivas para o alcance do objetivo traçado.

O que promove a falta de confiança é o excesso de insegurança. Esse sentimento pode atrapalhar a realização de objetivos profissionais e muitas vezes impede a evolução na esfera pessoal e profissional. É preciso identificar as principais causas dessa sensação para que possam ser trabalhadas e fortalecer atitudes que gerem o sentimento de autoconfiança. Por outro lado, ao acreditar em nosso poder de realizar um propósito e atingir determinada meta, encaminhamos ao nosso cérebro a mensagem de que somos capazes e a partir daí, nossas atitudes são orientadas para ações que aumentarão significativamente as chances de sucesso.


É primordial ressaltar que todos podem elevar o seu grau de autoconfiança, sendo que as ações necessárias podem ser diferentes de uma pessoa para outra pois cada um de nós tem sua própria individualidade, experiências e histórias de vida muito particulares que promovem o funcionamento da mente de maneira bem distinta. No entanto, a prática do autoconhecimento é o primeiro passo para todos, uma vez que possibilita observar os padrões de pensamento que geram emoções e atitudes que podem fortalecer ou enfraquecer a autoconfiança. A partir dessa observação fica mais claro para cada um identificar os pontos que precisam ser trabalhados, enfraquecendo o que o afeta negativamente e reforçando os aspectos que o atingem positivamente, aumentando a confiança na capacidade de fazer escolhas, implementar mudanças e acreditar na possibilidade de realizar os seus sonhos. Nesse sentido, você pode definir a sua melhor estratégia e dentre as possíveis ações apresentadas a seguir, escolher as que mais se adequam a sua realidade pessoal.

- Reconheça seus pontos fortes:

As forças internas são as habilidades e competências pessoais, talentos e tudo que reconhecidamente fazemos de melhor, são os pontos fortes que estão a nosso favor quando pensamos em alcançar alguma meta. Esses aspectos precisam ser identificados, mapeados e potencializados para serem utilizados de forma alinhada com os nossos objetivos. A concentração em nossas forças pode promover o aumento da motivação, além de proporcionar ganhos extraordinários ao utilizarmos os nossos melhores ativos para alcançarmos o sucesso. Identifique seus talentos e competências especiais, escreva-os em uma folha de papel, concentre-se neles e use-os a seu favor para enfrentar os desafios e conquistar o que deseja. Essa simples atitude fortalecerá sua autoconfiança e o desejo de buscar a evolução permanente.

- Minimize as suas fraquezas:

Quanto mais vulnerabilidades temos, mais desenvolvemos inseguranças que geram a falta de confiança. Mapear as suas fraquezas e dificuldades que possam atrapalhar a realização dos seus objetivos e minimizá-las, fortalecerá a crença no seu potencial e na capacidade de alcançar suas metas. É importante identificar e reconhecer o que precisa ser trabalhado e aperfeiçoado e criar estratégias para neutralizar os pontos fracos, caso sejam decisivos para o sucesso de um projeto pessoal ou de carreira. É importante ressaltar que as nossas fraquezas são aspectos que podem ser trabalhados, amenizados ou corrigidos.


- Concentre-se no que está sob seu controle:

Não temos domínio das circunstâncias, nem das escolhas e ações da outras pessoas, mas podemos ter controle sobre nossos pensamentos, emoções decisões e atitudes. Foque no que você pode fazer para alcançar os seus objetivos e encare as situações externas como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Mantenha sua atenção no momento presente, com o foco da sua atenção no aqui e agora, concentrando-se apenas no que pode ser feito hoje para alcançar um objetivo no futuro.


- Reduza o nível de autoexigência:

Quando exigimos de nós mesmos um padrão alto de qualidade e desejamos atingir a perfeição, nos punimos constantemente por não alcançar o impossível e fazemos comparações que alteram a nossa percepção e nos inferiorizam. Dessa forma, sentimo-nos inseguros e frustrados a ponto de paralisar o nosso progresso. Busque ser um excelente profissional, mas não se cobre ser perfeito. Meça seus resultados acompanhando sua evolução e conquistas ao longo do tempo e irá constatar o quanto evoluiu e cresceu, fortalecendo sua autoconfiança.

- Busque o conhecimento:

Quando não sabemos bem o que nos propomos a fazer, não nos sentimos confiantes. É preciso estar consciente das competências necessárias para assumir determinada responsabilidade, se preparar para os desafios profissionais e buscar estar sempre em evolução permanente, com aquisição de novos conhecimentos e competências que farão você estar a frente dos seus concorrentes e sentir mais segurança para exercer qualquer atividade que se proponha a desenvolver.


- Enfrente a situação que lhe provoca medo:

Ao encarar o medo com coragem e determinação, você irá superá-lo e fará com que ele desapareça. Enfrentando a situação com consistência, ela se tornará algo comum em sua vida, eliminando a insegurança e fortalecendo sua autoestima. Uma boa e eficiente técnica a ser praticada antes de enfrentar um desafio real chama-se visualização. Para começar, visualize a situação ameaçadora como se estivesse passando um filme em sua mente e em seguida, veja-se na mesma cena com os resultados positivos que você espera alcançar, com o maior número de detalhes e cores possíveis. Você pode escolher o roteiro, criar os diálogos e moldar o seu comportamento para chegar ao estado desejado. Passe esse filme em sua mente inúmeras vezes e depois parta para a ação concreta e colha resultados positivos.

- Aproxime-se das pessoas que admira:

Absorva energia e aspectos positivos convivendo com pessoas que compartilham do mesmo objetivo que você, buscando se aproximar de profissionais que chamem sua atenção de forma positiva e que te engrandecem de alguma forma. Afinal, você se torna aquilo com o qual convive e é a média das cinco pessoas que mais se relacionam com você. Crie uma rede de apoio mútuo com esses profissionais e se fortaleça para conquistar seus objetivos.


- Valorize cada conquista:

Não espere elogios de fora para sentir autoconfiança. Você precisa ser a primeira pessoa a valorizar o que faz e conquista. Crie metas diárias e estabeleça a rotina de comemorar e se auto premiar por seus resultados e progressos. Adquira o hábito de focar nas pequenas etapas que vão sendo realizadas e reduza a pressão concentrando sua atenção apenas no próximo passo a ser dado. Lembre-se de celebrar e compartilhar com pessoas importantes cada vitória da sua jornada.


- Mantenha o pensamento positivo:

Pensar de forma positiva faz você manter a motivação, a força de vontade e as atitudes encorajadoras diante dos desafios e circunstâncias. O pensamento otimista produz emoções positivas e com elas a crença de que coisas boas podem acontecer, além da certeza de que suas dificuldades e problemas são situações momentâneas que podem ser enfrentadas. Pessoas com alto grau de confiança tendem a pensar positivo e são otimistas quanto ao alcance de bons resultados. Portanto, tente criar novos hábitos de pensamento, concentre-se na abundância e deixe de lado a escassez.

- Organize uma a agenda semanal:

Investir um tempo para preparar uma agenda a cada semana concentrando-se em ações que te levem a alcançar o objetivo maior, é uma excelente estratégia para manter-se em movimento e atingir as metas estipuladas no seu planejamento. Reserve quinze minutos do seu final de semana para se organizar e monitore diariamente seus resultados fazendo as adequações necessárias. Aumentar a sua produtividade, fortalecerá sua autoestima e a confiança de que você está caminhando rumo ao alcance das suas metas.


- Pratique a gratidão:

O exercício da gratidão possibilita o foco em pontos positivos das situações vivenciadas e atrai relacionamentos e resultados melhores e enriquecedores. Ponha gratidão em tudo que você faz e vivencia. Inicie identificando pontos de insatisfação e dificuldade e procure focar no que há de bom neles. Tenho certeza de que você encontrará algo de positivo para agradecer e o seu nível de satisfação irá melhorar. Ao final do seu dia agradeça pelo menos por três coisas em sua vida, você verá que sua ansiedade diminuirá e seus resultados se multiplicarão.


Agora que você sabe o que precisa fazer para fortalecer sua autoconfiança, busque conhecer o seu modo de pensar e a partir desse exercício, escolher quais as ações que mais se adequam ao seu perfil. Por meio da prática consistente, internalizamos novas atitudes, elas passam a fazer parte do nosso comportamento e as praticamos sem fazer esforço. O caminho em direção a realização profissional não é fácil, exige muito esforço, persistência e motivação. Comece agora e sinta-se forte e motivado para construir o futuro que deseja.

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page