top of page

Quatro Fatores Para Você Ter Sucesso No Seu Trabalho Atual


Com o intuito de entender as dificuldades e expectativas de profissionais de todas as áreas quanto a carreira profissional, recentemente fiz uma pesquisa nas redes sociais na qual constavam vários questionamentos. Dentre eles, fiz a seguinte pergunta: o que você espera de um trabalho ideal?

Retorno financeiro e crescimento profissional foram as respostas mais citadas. Em outra questão ficou evidenciado o desejo por obter reconhecimento e alcançar melhores resultados profissionais.


Na minha vivência como Coach tenho observado um número grande de profissionais que desejam crescer na empresa onde trabalham e chegar ao topo na carreira, mas muitos não conseguem alcançar o crescimento, o que gera descontentamento, frustração e ansiedade. Uma parte escolhe viver na passividade e não se movimenta na direção dos seus objetivos, uma outra parcela investe em cursos e formações, mas também não atinge o sucesso.


Para ser um profissional reconhecido e escolhido para uma promoção, em primeiro lugar, é necessário entender os cenários da organização onde trabalha e gerar os resultados que a empresa espera de você. E para conseguir entregar o seu melhor existem quatro fatores que precisam estar alinhados:


1. Desempenho:

Neste item, você deve observar sua pontualidade e assiduidade, eficiência nas atividades desenvolvidas, comprometimento, produtividade, cumprimento de prazos e a qualidade do seu trabalho.

2. Capacidade:

Avalie se você possui todas as competências para atuar na área, ou seja, se seus conhecimentos, habilidades e atitudes são compatíveis com a sua função. Identifique se possui talentos que possam fazer a diferença e alavancar o seu trabalho.


3. Resultado:

É necessário entregar os resultados que a empresa espera de você. Atingir metas de produtividade, atuar conforme os processos organizacionais e buscar alcançar os indicadores de desempenho.

4. Estratégia:

É preciso se engajar com a missão, visão, valores, cultura, competências e pessoas da organização onde você trabalha. Isto fará toda a diferença no seu rendimento e na eficácia do seu trabalho.


Para aumentar significativamente suas chances de sucesso, entenda que os quatro fatores precisam caminhar juntos. Não adianta você trabalhar muito, mas não alcançar as metas organizacionais. O que fará de você um grande profissional, bem avaliado e candidato à promoção é a qualidade da sua entrega e o equilíbrio entre esses quatro pilares. Faça uma autoavaliação sobre cada fator e identifique onde você precisa investir para SER e TER o que deseja.


Antes de dar um passo a frente e tomar decisões sobre novos cursos e formações que possam proporcionar o seu crescimento profissional, primeiro entregue o seu melhor na sua função atual e, se for necessário, invista no desenvolvimento de competências que farão a diferença hoje. No entanto, fique de olho no próximo degrau a ser alcançado e defina seus objetivos e metas de carreira a curto, médio e longo prazos. Estes darão um norte para a construção de uma trajetória profissional sólida e de sucesso.

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page