top of page

Seis Dicas Para Alcançar o Sucesso Sem Fórmulas Mágicas


Muitos profissionais me procuram para ajudá-los a alcançar o sucesso profissional e a construir uma carreira sólida e perfeita. Para muitos, essa busca torna-se um caminho árduo e sofrido permeado por muitas dúvidas e pelo medo de tomar decisões. Conforme o caso, sentem que não se encaixam na profissão escolhida, as atividades de trabalho não são prazerosas, não são bons o suficiente ou acreditam que nunca conseguirão alcançar os resultados que desejam.


Isso acontece porque a sociedade tenta imprimir um padrão de sucesso diretamente relacionado a status, poder e dinheiro e valoriza algumas profissões e competências em detrimento de outras, incentivando cursos de graduação e formações que supostamente seriam prováveis caminhos para uma pessoa tornar-se bem-sucedida e valorizada. Esses padrões são reforçados por muitas famílias que possuem esses mesmos valores e praticamente incutem em seus filhos, desde muito pequenos, essas ideias. Em nossos adolescentes florescem crenças que os perseguem e atrapalham o desenvolvimento do seu potencial e se seus talentos, gostos pessoais e pontos fortes não se encaixam nesse contexto, o sofrimento se instala e se perpetua por toda a vida. Por outro lado, a busca pela perfeição impossível de ser alcançada mina a autoconfiança para o alcance de resultados mais promissores ou para uma mudança de rota, caso necessário.


Durante a infância e adolescência, famílias e escolas não incentivam exercícios de autoconhecimento, chega-se a vida adulta com uma imensa dificuldade em definir objetivos e metas profissionais, planejar e agir na direção do que se deseja alcançar.


Se você está passando por algo parecido, eu tenho uma boa notícia: a mudança é possível, as vezes dolorida, mas você pode sair do seu estado atual, identificar e construir o futuro que deseja. Para lhe ajudar nesta trajetória, separei Seis Dicas para você começar a trilhar o caminho do sucesso sem fórmulas mágicas, porque elas não existem!


1. Defina o que é SUCESSO para você: trata-se de um conceito bem abstrato, muito particular e permeado por influências externas. Assim sendo, busque o seu próprio referencial, baseado em seus valores pessoais e naquilo que fará sentir-se uma pessoa bem-sucedida e realizada. Todos somos diferentes! Então o que significa sucesso para você é bem diferente do seu significado para mim e para as pessoas com quem se relaciona. Respeite-se e procure seguir seu próprio caminho.


2. Pratique o autoconhecimento: esse processo é indispensável para você conhecer seus talentos, competências, valores, gostos pessoais, pontos fortes e pontos a melhorar. Assim poderá potencializar suas forças e trabalhar suas fraquezas para alcançar o que deseja. Também terá clareza das suas reais motivações para atingir seus objetivos e identificar crenças limitantes que estejam atrapalhando o seu poder de tomar decisões conscientes e positivas para sua vida e carreira.


3. Defina metas e objetivos: tenha metas profissionais a curto, médio e longo prazos e identifique com clareza os seus objetivos. Trabalhar para conquistá-los, fará você alcançar o sucesso que tanto deseja. Lembre-se: seu objetivo precisa ser específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo estipulado. Pessoas de sucesso sabem onde estão e aonde querem chegar e o caminho que precisam percorrer para concretizar o seu propósito.


4. Seja autoconfiante: a confiança em si mesmo ou convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa, lhe ajudará a enfrentar os desafios de uma forma positiva e possibilitará que todo o seu potencial se desenvolva, levando a conquista de objetivos e a autorrealização. Acreditar que você consegue Ser e Ter o que quiser é um fator fundamental para o sucesso e por esse motivo, é indispensável que fortaleça atitudes que gerem esse sentimento.


5. Desenvolva uma atitude empreendedora: possuir uma atitude empreendedora é ter pró-atividade, inovar, assumir riscos e desafios, com disposição e criatividade; buscar soluções para os conflitos, enxergar oportunidades ao invés de ver somente o problema e construir de forma consciente sua trajetória na empresa onde você trabalha ou em seu próprio negócio. Empreender-se significa fazer networking, buscar a evolução pessoal permanente e realizar os seus sonhos por meio de decisões conscientes, planejamento, foco, ação direcionada e constante na direção dos seus objetivos. E se o seu sonho atual é crescer ou ter uma promoção, sua atitude fará toda a diferença!


6. Trabalhe a Resiliência Emocional: na carreira e na vida em geral você encontrará obstáculos, períodos difíceis e viverá algumas frustrações. A sua capacidade de gerenciar situações complexas e indesejadas, superar obstáculos, aprender com eles e continuar em frente apesar das coisas não terem acontecido exatamente como você sonhou, fará de você uma pessoa muito mais propensa ao sucesso. A persistência é companheira da resiliência!


Acredito verdadeiramente que você pode transformar a sua realidade, alcançar a felicidade profissional e ter uma boa remuneração, mas é preciso ter consciência de que não existe carreira perfeita, no caminho haverá desafios e você precisará ter disposição para “pagar o preço” para atingir o SEU sucesso. O que significa que não haverá receitas ou fórmulas mágicas, será necessário tomar decisões, planejar, focar e agir para viver a vida que você deseja. E se estiver com medo, acione o botão da coragem e vá com medo mesmo!

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page