top of page

Como o Autoconhecimento Pode Beneficiar o Seu Crescimento Profissional

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo...”

É muito comum pessoas ficarem estagnadas na carreira, insatisfeitas com os seus resultados, com desejo de crescer profissionalmente, mas muito frustradas por não conseguirem sair do lugar, sem saber qual rumo tomar e por onde começar. Em alguns casos, culpam as circunstâncias ou as empresas onde trabalham pela falta de oportunidade e reconhecimento.

Isso acontece porque elas não conhecem a si mesmas e por esse motivo não conseguem ter clareza para identificar o que verdadeiramente as incomoda em sua situação profissional, não assumem a responsabilidade pelos seus resultados, têm dificuldade em definir seus objetivos profissionais e tomar decisões sobre o que elas querem para si mesmas e o futuro que desejam construir. Pode ser que você esteja passando por um momento como este e vivencie esse tipo de situação e é fundamental que saiba que o autoconhecimento é fator chave para o seu crescimento profissional. A partir desse processo você poderá encontrar respostas importantes para escolher os rumos que você irá seguir e iniciar o seu plano de carreira para alcançar o que deseja. Com este trabalho, você poderá conseguir:


1. Identificar as dificuldades que você encontra onde e com quem trabalha;

2. Responsabilizar-se pelos seus resultados atuais e futuros;

3. Conhecer como você sabota seus projetos pessoais e profissionais;

4. Entender como você lida com as suas emoções, pessoas e acontecimentos da vida;

5. Enfrentar os desafios e situações de conflito de uma forma mais confiante e produtiva;

6. Reconhecer seus talentos e valores pessoais;

7. Identificar quais são os seus motivadores de carreira;

8. Reconhecer seus pontos fortes e fracos;

9. Investir nas competências que precisam ser desenvolvidas para ter sucesso;

10. Construir para sua vida uma visão de futuro positiva e que tenha a sua CARA!

11. Definir com clareza seus objetivos e metas profissionais com base nas suas características, preferências, talentos e valores pessoais;


12. Fazer um plano de carreira pautado em seus objetivos e necessidades de desenvolvimento.

Pode-se concluir que com este processo de autoconhecimento, você terá um Raio X da sua situação atual, de como você funciona, e do que precisará desenvolver para alcançar seu sonho. São informações valiosas que ajudarão a fazer escolhas profissionais mais conscientes e desenhar o seu processo de crescimento profissional de acordo com o seu estilo, gostos pessoais, talentos e valores principais. Quando fazemos o que gostamos, utilizando todo o nosso potencial, o trabalho é prazeroso e sentimo-nos autoconfiantes, motivados e plenamente realizados.

Não é possível pensar em crescimento sem autoconhecimento, não é mesmo?

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page