top of page

Quando e Como Escolher uma Pós-graduação ou Especialização?



A carreira vista pelo profissional como uma construção, uma trajetória a ser percorrida, com objetivos, metas e desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes é um grande impulsionador de sucesso e realização.


Em um mercado competitivo onde o aprendizado contínuo e uma postura de autodesenvolvimento por parte do colaborador é algo muito valorizado pelas empresas, para viver neste cenário em constante mudança e conseguir se destacar é indispensável investir em formações e também desenvolver hábitos e comportamentos positivos. Hoje vou falar aqui para você, quando é a hora de investir em uma nova formação ou especialização e como escolher o que faz sentido para a sua carreira.


A vontade de crescer rapidamente na empresa, ter o tão sonhado reconhecimento ou mudar de área muitas levam a escolha de um curso sem a menor clareza e correlação com aquilo que desejamos para o nosso futuro. Muitas vezes somos levados pelo modismo, pela opinião alheia ou pelo preço e deixamos de olhar para as nossas próprias necessidades de desenvolvimento. E é exatamente aqui que você precisar prestar muita atenção!


Para evitar perder tempo e dinheiro, você necessita antes de qualquer coisa ter um objetivo de carreira bem definido, ou seja, aonde você quer chegar no futuro, com metas claras pelo menos para 6 meses, 1 ano, 2 e 3 anos. E a partir daí traçar uma rota, um plano de desenvolvimento. Como?


Muito simples! Defina suas metas para cada período e as oito principais competências necessárias para alcançá-las: conhecimentos (teoria), habilidades (usar de forma prática os seus conhecimentos) e atitudes (gerar resultados a partir dos seus comportamentos). Depois faça uma autoavaliação de 1 a 10 pontos, de como você está hoje em relação a cada uma delas. Exemplo: sou analista de marketing e meu objetivo é ser gerente dessa área (usei alguns exemplos de competências, mas a definição é sua e os pontos foram aleatórios):

COMPETÊNCIA PONTUAÇÃO

1. Liderança 5

2. Oratória 7

3. CRM 1

4. Gestão de Marketing 5

5. Trabalho em equipe 9

6. Foco 9

7. Gestão Estratégica 5

8. Organização 9

Realizada a autoavaliação, analise o quadro, defina no que você precisa investir primeiro, priorize conforme as metas e trace a sua rota de desenvolvimento. Pesquise cursos a distância e presenciais, custo X benefício, o valor que eles darão ao seu currículo e faça um plano de ação do que, quando, onde, como e os recursos financeiros necessários para investir. Aqui caberia um MBA em Marketing que proporcionaria o desenvolvimento de várias das competências listadas. No entanto, dependendo das suas metas a curto e médio prazos e da sua disponibilidade financeira, você poderia investir em um curso de CRM primeiro e desenvolver a sua liderança. Talvez essa decisão te proporcione subir um degrau na empresa e depois ter condições de investir em um bom curso de MBA. Entenda: este é um exemplo para você entender como é preciso usar o pensamento estratégico antes de tomar uma decisão. Cada pessoa precisa fazer sua avaliação em particular.


O que é mais importante é entender que uma pós-graduação contribui e muito para uma formação mais especializada, proporcionando não apenas conhecimentos, mas também networking, desenvolvimento de habilidades e mudanças comportamentais. No entanto, é preciso ter clareza dos seus objetivos, metas de carreira e das suas necessidades individuais de autodesenvolvimento para traçar um plano coerente e escolher exatamente o que faz sentido pra você.


Investir na carreira é uma postura que se espera de quem deseja crescer e realizar seus sonhos, pois nada acontece da noite para o dia. Você precisa querer, ter paciência, se esforçar e gerar resultados positivos. Tudo isso com muita consciência e planejamento para uma transição de carreira bem sucedida ou obter o crescimento profissional onde você trabalha.

Desejo muito Sucesso!

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page