top of page

Cinco Habilidades Interpessoais Para a Realização Profissional


Estamos vivenciando um momento novo e inesperado mundialmente e para tirar o máximo proveito dessa fase difícil é necessário mudar a postura e gerenciar a sua carreira. Para isso é preciso fazer reflexões e buscar o autoconhecimento para a partir dele, entender o que precisa ser melhorado e desenvolver novas habilidades interpessoais. É hora de se reinventar, quebrar a rigidez e deixar emergir todo o seu potencial. Nesse artigo, vou falar sobre Cinco Habilidades Interpessoais de Valor para você aproveitar o que há de positivo por trás de toda essa crise, obter o crescimento profissional ou quem sabe fazer uma transição de carreira e chegar a tão sonhada realização profissional.


Tenho assistido a generosidade de organizações e profissionais oferecendo conteúdos gratuitos na internet para profissionais das mais diversas áreas, na parte técnica ou comportamental, para que possam aproveitar da melhor forma possível o tempo em que estão em casa e fortalecerem ainda mais o seu perfil profissional. Agora cabe uma pergunta: você passa os dias reclamando de toda essa crise ou está aproveitando a oportunidade que está por trás desse período difícil para todos? É aqui que deixo a primeira dica: seja proativo identifique quais são as suas dificuldades e aproveite para se capacitar. Entre em ação!


Além da proatividade é preciso saber lidar com os desafios que surgem a todo momento, tanto no ambiente pessoal e profissional, então desenvolva a sua resiliência que representa a sua capacidade de superar, lidar com mudanças e se recuperar de adversidades, mantendo sob controle as suas emoções. Pare de reclamar, dê continuidade aos seus projetos mesmo quando as circunstâncias não estiverem favoráveis.


Uma terceira habilidade a desenvolver é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e enxergar a situação por um outro ângulo. Dessa forma, você não vai se sentir só, entenderá que há diferentes formas de lidar com os desafios e aprenderá a tomar decisões considerando todos os aspectos envolvidos. Esse é um passo importante para você desenvolver bons relacionamentos interpessoais na vida pessoal e no trabalho e acender o espírito colaborativo, tão importante para as equipes de alta performance e para a sua avaliação de desempenho


Se reinventar aprendendo coisas novas, utilizando tecnologias diferenciadas e estar preparado para os novos desafios do mundo corporativo vai exigir uma outra característica tão importante quanto as demais: a flexibilidade. Parar no tempo, adotar uma postura passiva, esperando que os outros mudem ou o mundo seja perfeito, vai fazer você estagnar. Não perca tempo, quebre a “casca” e aprenda a voar!


Para o desenvolvimento dessas importantes cinco características indispensáveis ao seu sucesso, você precisa de autoconhecimento, sobretudo para que você entenda como se relaciona na vida pessoal e no trabalho, identifique suas potencialidades, pontos fortes e pontos a melhorar, explorar seu desenvolvimento focando exatamente no que você precisa trabalhar para sair dessa crise muito mais forte, mudando comportamentos visando novas atitudes muito mais assertivas para o alcance dos seus objetivos. Nesse sentido, um recurso muito poderoso é o mapeamento do perfil comportamental, ferramenta muito utilizada para o desenvolvimento de carreira que possibilita a análise dos seus padrões comportamentais, incluindo fatores motivacionais, perfil profissional, potencialidades, pontos a melhorar, tomada de decisão, relacionamentos interpessoais e comunicação, dentre outros.


Entender como você funciona hoje mostrará o caminho para fortalecer seus talentos a seu favor e desenvolver as atitudes necessárias para uma boa performance, sucesso e realização profissional, também ajudará a priorizar o desenvolvimento de habilidades, incluindo a proatividade, resiliência, empatia, espírito colaborativo e flexibilidade.


Aproveite a oportunidade e invista no seu crescimento pessoal e profissional!

LILIAN SCHOCAIR
_foto-pagina-talentos-em-acao-site-lilia
Posts Recentes
Deixe sua pergunta
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page